Escola
Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio
Plano de Trabalho Docente
1º Trimestre-2016
Laboratório de
Informática Educativa
ANO: 5º Ano
TURMAS: 512
PROFESSORA: Silsiane Fardin
TEMA
Juntos
somos mais. Gentileza Gera Gentileza
“A Gentileza funda um princípio civilizatório, princípio descurado pela
modernidade e hoje de extrema importância se quisermos humanizar as relações
demasiadamente funcionais e marcadas pela violência” Leonardo Boff
OBJETIVO GERAL
Oportunizar situações de
aprendizagem a fim de resgatar atitudes gentis como um valor necessário a convivência social
harmoniosa, reconhecendo que precisamos do outro para nos constituir
e crescer de forma cada vez mais humana.
CONTEÚDOS/TEMAS
O
presente projeto pretende abordar temas como: família, escola, natureza,
trânsito, esporte, educação, redes sociais, classes sociais, relações de gênero, práticas democráticas , solidariedade,
amizade, respeito e liberdade de expressão.
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
- Participar e vivenciar situações de aprendizagem, adotando atitudes cooperativas, colaborativas, solidárias, humanas e respeitosas ao relacionar-se com o grupo, transformando e socializando os conhecimentos desenvolvidos.
- Entender que a Gentileza, é um valor necessário a convivência social harmoniosa.
- Vivenciar valores como a Gentileza; Amor; Autonomia; Cooperação, Persistência, Respeito, Solidariedade e responsabilidade.
- Atuar frente às situações com flexibilidade, enfrentando desafios, buscando inovações e propondo soluções;
- Demonstrar iniciativa e autonomia, utilizando o computador como ferramenta de aprendizagem, de expressão, comunicação e criatividade.
- Compreender a importância de aceitar e respeitar o outro, convivendo com a ética, com a justiça e com solidariedade, buscando o entendimento pelo diálogo, aprendendo a dar valor ao que é humano, olhando para o outro e caminhar ao encontro dele para juntos buscar a realização de um mundo mais justo e mais fraterno.
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA
Para obter a concretização deste
plano de trabalho, pretende-se fazer uso das diferentes ferramentas existentes no LIE, com o uso do computador utilizando seus recursos tais como editor de texto, planilha eletrônica, programas
educativos, editores gráficos e a internet, e ainda com o uso do som, data
show, sessões de vídeos educativos, ou
seja, todas as TIC’s que a escola oferece.
O
centro do Projeto se dá na reflexão realizada dentro da turma, onde a mesma
problematiza questões cotidianas e sociais a respeito do tema Gentileza Gera
Gentileza.
Nesse
contexto, também pretendemos propiciar ao alunado, um ambiente de aprendizagem
em que os mesmos, possam ter iniciativas, resolver problemas, possibilidades
para corrigir erros e criar soluções pessoais.
INDICADORES/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
- A avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos temas propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados.
- No que se refere ao tema proposto: Juntos somos mais. Gentileza Gera Gentileza, como cada um pode, com medidas simples, colaborar na construção de relações sociais mais saudáveis.
- Posteriormente, o professor acompanhará as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, observado se o aluno: Resolve problemas e forma cooperativa, viável e eficaz; Avalia criticamente dados, situações, informações e fenômenos; Utiliza adequadamente recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem; Manipula diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
SISTEMATIZAÇÃO
DAS ATIVIDADES
Apresentação do Projeto Gentileza Gera Gentileza
·
Videoclipe: Boas ações e atitudes levam a outras;
·
Documentário ou contar a história
do Profeta Gentileza;
·
Clipe: Gentileza gera
Gentileza- Marisa Monte;
·
Vídeo: As boas ações
são contagiosas;
Após a exibição dos vídeos, discutir com os
alunos as questões relacionadas aos vídeos, solicitando que as respostas sejam
acompanhadas de justificativas:
- O que é gentileza? Por que alguém resolve
viver com esta filosofia de vida? O que ações como as do "Profeta"
podem gerar nas pessoas? Você diria que ele é sonhador?
Trazer o debate da temática para a
realidade dos alunos:
Como está a questão da
gentileza no mundo? E na escola? Existe espaço para a
gentileza no mundo atual? E na escola? A gentileza é um ato em
extinção? Gentileza gera gentileza? Que atos de gentileza são possíveis identificar na
escola? O que podemos fazer, na
prática, para se ter um mundo mais gentil? O que podemos fazer na
escola para que tenhamos um ambiente onde as pessoas sejam mais gentis?
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO DECORRER
DO PROJEtO
· No paint, criar um logo para projeto;
· No panit, criar ilustrações
com atos de gentileza;
·
Criar um mural: Imaginando um mundo melhor;
·
Painel Mão Unidas: Desenhar o contorno das mãos e dentro delas escrever
suas qualidades;
·
Trabalhar com fábulas que tem como princípio central a gentileza ( No editor de texto, criar uma fábula sobre gestos de gentileza).
·
Narrativas do cotidiano de pequenos gestos de gentileza;
·
Discutir sobre os 10 mandamentos da gentileza ( Criar quadrinhos com
cada mandamento sobre gentilezas).
·
Vídeos sobre o tema Gentileza.
·
Elaborar material informativo (cartazes, panfletos, etc) sobre gentileza
na escola.
·
Criação de poemas ou paródia sobre o tema gentileza.
·
Fazer um mural como fazia o profeta da gentileza, divulgando o amor e a
gentileza;
· Sessão do filme Sempre Amigos
ou Corrente do Bem, seguido de reflexão e debate.
· Pintar
murais como fazia o Profeta, divulgando o amor e a gentileza.
·
Produzir um vídeo com dicas de Gentileza e socializar com as demais
turmas.
Autor: Esopo
Não é possível medir a gratidão pelo tamanho do Benfeitor
Boas ações feitas, bons frutos criados...
Um Leão dormia sossegado, quando foi despertado por um Rato, que
passou correndo sobre seu rosto. Com um bote ágil ele o pegou, e estava pronto
para matá-lo, ao que o Rato suplicou:
"Ora,
veja bem, se o senhor me poupasse, tenho certeza que um dia poderia retribuir
sua bondade." Apesar de rir por
achar ridícula tal possibilidade, ainda assim, como não tinha nada a perder, ele
resolveu libertá-lo. Aconteceu que, pouco tempo depois, o Leão caiu numa
armadilha colocada por caçadores. Assim, preso ao chão, amarrado por fortes
cordas, completamente indefeso e refém do fatídico destino que certamente o
aguardava, sequer podia mexer-se. O Rato, reconhecendo seu rugido, se aproximou
e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse:
"O senhor riu
da simples ideia de que eu seria capaz, um dia, de retribuir seu favor. Mas
agora
sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz
de fazer um favor a um poderoso Leão."
Moral
da História:
Nenhum
ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor, pela
aparência do benfeitor.
Salvo
pela Gentileza
Conta-se uma história de um
empregado em um frigorífico da Noruega. Certo dia, ao término do
trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se
fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força,
gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para
suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo. Já estava
quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável.
De repente a porta se abriu
e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Depois de salvar a vida do
homem, perguntaram ao vigia por que ele foi abrir a porta da câmara se
isto não fazia parte da sua rotina de trabalho...
Ele explicou:
- Trabalho nesta empresa há
35 anos, centenas de empregados entram e saem daqui todos os dias e o Sr. é
o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao
sair. Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou. Entretanto não se
despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter lhe
acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...
|
O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois
era o mais forte, e o vento disse: “Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá embaixo com um casaco? Aposto como posso
fazer com que ele tire o casaco mais depressa do que você”.
O sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento
soprou até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o
velho segurava o casaco junto de si. Finalmente acalmou-se e foi embora; então
o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente,
ele esfregou o rosto e tirou o casaco. O sol disse então ao vento que a
gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a força.
Como
dizia Shakespeare
A Formiga e a Pomba (Fábula de Esopo)
Uma
formiga foi à margem do rio para beber água, no entanto, de forma inesperada,
acabou sendo arrastada por uma forte correnteza, estando prestes a se afogar.
Uma
pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo, arranca uma folha
e a deixa cair na correnteza perto da mesma.
Então,
subindo na folha a formiga pode flutuar em segurança até a margem mais próxima.
Eis
que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, escondido sob a densa folhagem
da árvore, se prepara para capturar a pomba.
Ele,
cuidadosamente, coloca visgo no galho onde ela repousa, sem que a mesma perceba
o iminente perigo.
A
formiga, percebendo sua má intenção, imediatamente dá-lhe uma forte ferroada no
pé. Tomado pelo susto e gritando de dor, ele assim deixa cair sua armadilha de
visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe para longe, se pondo
finalmente a salvo.
Esta
história nos mostra claramente a lei de ação e reação agindo em nossas vidas, e
a importância da gratidão.
Gentileza
gera gentileza, portanto plante sempre o melhor, pois assim você atrairá coisas
boas na sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário