sábado, 20 de agosto de 2016

Plano de Trabalho Docente

Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio

Plano de Trabalho Docente
2016
  Laboratório de Informática Educativa                                                             
ANO: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental                 
PROFESSORA: Silsiane Fardin

"o computador é o mais poderoso dispositivo pedagógico desde a invenção das avós. (...) os seres humanos foram bem sucedidos porque trabalhavam em grupo e, no grupo, as avós tinham uma nova e importante função. Foram o primeiro sistema de armazenamento e de recuperação de informação da humanidade. (...) gostaria de assegurar que todas as crianças no mundo tivessem direito (...) a um sistema computacional, em rede (...) e a uma avó." (Tom Stonier ,1998).

TEMA
Juntos somos mais.  Cuidar de mim é cuidar do outro.

OBJETIVO GERAL
Oportunizar situações de aprendizagem para desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio do uso de multimídias (texto, imagem, som,  vídeo)  privilegiando a construção   de   conhecimentos   mediatizados   pelas   Tecnologias, a fim de  que o aluno alcance a emancipação  digital,  ou  seja,   a  utilização  consciente,   crítica e autônoma das tecnologias disponíveis na escola, reconhecendo também, que precisamos do outro para nos constituir e crescer de forma cada vez mais humana.

CONTEÚDOS
Os conteúdos estarão vinculados aos trabalhos desenvolvidos em cada componente curricular e aos projetos propostos pela escola, habilitando o aluno na utilização da tecnologia, como ferramenta de busca e aprimoramento do processo educativo.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS

§ Conhecer e utilizar recursos tecnológicos que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas.
§ Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas ( explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, tomar decisões em diferentes aplicativos).
§ Apropriar-se de ferramenta tecnológicas a fim de  desenvolver o raciocínio, organizar o pensamento, facilitar a expressão escrita, verbal e a criatividade.
§  Participar de atividades, de experiências comunicativas e cooperativas, de dinâmicas, utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, para desenvolver a responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e a capacidade de aprender a aprender.
§ Adaptar-se ao uso dos recursos tecnológicos e consolidar competências necessárias à utilização de computadores, redes e outros dispositivos em diferentes situações à busca de informação e  soluções de problemas com o auxilio da tecnologia
§ Utilizar novas tecnologias visando,  com criatividade novas aplicações, capacidade de obtenção, avaliação e uso de informações.
§ Desenvolver trabalhos em equipe, utilizando-se de princípios de ética e de cidadania, com relacionamento interpessoal adequado;
§ Atuar frente às situações com flexibilidade, enfrentando desafios, buscando inovações e propondo soluções;
§ Demonstrar iniciativa e autonomia, utilizando o computador como ferramenta de aprendizagem, de expressão, comunicação e criatividade.
§ Compreender a importância  de aceitar e respeitar o outro, convivendo  com a ética, com a justiça e com solidariedade, buscando o entendimento pelo diálogo, aprendendo a dar valor ao que é humano, olhando para o outro e caminhar ao encontro dele para juntos buscar a realização de um mundo mais justo e mais fraterno.


ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA

 Para obter a concretização deste plano de trabalho, pretende-se fazer uso das diferentes ferramentas existentes no LIE, com o uso do computador utilizando seus recursos tais como editor de texto, planilha eletrônica, programas educativos, editores gráficos e a internet, e ainda com o uso do som, data show, sessões de vídeos educativos, ou seja, todas as TIC’s que a escola oferece. O trabalho no LIE será desenvolvido,  voltado sistematicamente para o desenvolvimento de atividades que envolvem  os conteúdos dos componentes curriculares. Nesse contexto, também pretendemos propiciar ao alunado, um ambiente de aprendizagem em que os mesmos, possam ter iniciativas,  resolver problemas, possibilidades para corrigir erros e criar soluções pessoais.


INDICADORES/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
§  A avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados.
§   No que se refere ao tema proposto: Juntos somos mais.  Cuidar de mim é cuidar do outro, como cada um pode, com medidas simples, colaborar na construção de relações sociais mais saudáveis.
§  Posteriormente, o professor  acompanhará as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, observado se o aluno: Resolve problemas e forma cooperativa, viável e eficaz; Avalia criticamente dados, situações,  informações e fenômenos; Utiliza adequadamente recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem; Manipula diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

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