Escola
Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio
Plano de Trabalho Docente
2016
Laboratório de
Informática Educativa
ANO: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental
PROFESSORA: Silsiane Fardin
"o computador é o mais poderoso dispositivo pedagógico desde a
invenção das avós. (...) os seres humanos foram bem sucedidos porque
trabalhavam em grupo e, no grupo, as avós tinham uma nova e importante função.
Foram o primeiro sistema de armazenamento e de recuperação de informação da
humanidade. (...) gostaria de assegurar que todas as crianças no mundo tivessem
direito (...) a um sistema computacional, em rede (...) e a uma avó." (Tom
Stonier ,1998).
TEMA
Juntos
somos mais. Cuidar de mim é cuidar do outro.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar situações de aprendizagem para
desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio do uso de multimídias (texto,
imagem, som, vídeo) privilegiando a construção de
conhecimentos mediatizados pelas
Tecnologias, a fim de que o aluno
alcance a emancipação digital, ou
seja, a utilização
consciente, crítica e autônoma
das tecnologias disponíveis na escola, reconhecendo também, que precisamos do outro
para nos constituir e crescer de forma cada vez mais humana.
CONTEÚDOS
Os
conteúdos estarão vinculados aos trabalhos desenvolvidos em cada componente
curricular e aos projetos propostos pela escola, habilitando o aluno na
utilização da tecnologia, como ferramenta de busca e aprimoramento do processo
educativo.
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
§ Conhecer e utilizar recursos tecnológicos que possam
contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas.
§ Apropriar-se das
habilidades tecnológicas básicas ( explorar, experimentar, levantar hipóteses,
comparar, tomar decisões em diferentes aplicativos).
§ Apropriar-se de ferramenta
tecnológicas a fim de desenvolver o raciocínio, organizar o
pensamento, facilitar a expressão escrita, verbal e a criatividade.
§ Participar de atividades, de experiências
comunicativas e cooperativas, de dinâmicas, utilizando
diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, para desenvolver a responsabilidade,
autonomia, criatividade, cooperação e a capacidade de aprender a aprender.
§ Adaptar-se ao uso dos
recursos tecnológicos e consolidar competências necessárias à utilização de
computadores, redes e outros
dispositivos em diferentes situações à busca de informação e soluções de problemas com o auxilio da
tecnologia
§ Utilizar novas tecnologias visando, com criatividade novas aplicações, capacidade
de obtenção, avaliação e uso de informações.
§ Desenvolver trabalhos em equipe, utilizando-se
de princípios de ética e de cidadania, com relacionamento interpessoal
adequado;
§ Atuar frente às situações com flexibilidade,
enfrentando desafios, buscando inovações e propondo soluções;
§ Demonstrar iniciativa e
autonomia, utilizando o computador como ferramenta de aprendizagem, de
expressão, comunicação e criatividade.
§ Compreender a importância de aceitar e respeitar o outro, convivendo com a ética, com a justiça e com
solidariedade, buscando o entendimento pelo diálogo, aprendendo a dar valor ao
que é humano, olhando para o
outro e caminhar ao encontro dele para juntos buscar a realização de um mundo
mais justo e mais fraterno.
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA
Para obter a concretização deste
plano de trabalho, pretende-se fazer uso das diferentes ferramentas existentes no LIE, com o uso do computador utilizando seus recursos tais como editor de texto, planilha eletrônica, programas
educativos, editores gráficos e a internet, e ainda com o uso do som, data
show, sessões de vídeos educativos, ou
seja, todas as TIC’s que a escola oferece. O
trabalho no LIE será desenvolvido, voltado sistematicamente para o desenvolvimento
de atividades que envolvem os conteúdos
dos componentes curriculares. Nesse contexto,
também pretendemos propiciar ao alunado, um ambiente de aprendizagem em que os
mesmos, possam ter iniciativas, resolver
problemas, possibilidades para corrigir erros e criar soluções pessoais.
INDICADORES/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
§ A avaliação será realizada no decorrer das atividades.
Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus
questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se
houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos
problemas levantados.
§ No que se
refere ao tema proposto: Juntos somos mais.
Cuidar de mim é cuidar do outro, como cada um pode, com medidas simples,
colaborar na construção de relações sociais mais saudáveis.
§ Posteriormente, o professor acompanhará as produções dos estudantes para a
apresentação dos resultados, observado se o aluno: Resolve problemas e forma
cooperativa, viável e eficaz; Avalia criticamente dados, situações, informações e fenômenos; Utiliza
adequadamente recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem; Manipula
diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e
construir conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário