sábado, 20 de agosto de 2016

2º Trimestre- 1º Ano

Plano de Trabalho Docente
2º Trimestre-2016

COMPONENTE CURRICULAR: Laboratório de Informática Educativa                                                             
ANO: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental                 
TURMAS: Pré l A, Pré II B, 111, 112, 113, 211,212
PROFESSORA: Silsiane Fardin

TEMA: Aprendendo com Mídias e Literatura Infantil

"...por lidar com conteúdos essenciais da condição humana, é que os contos de fadas são importantes, perpetuando-se até hoje". Abramovich,1999.
"O maniqueísmo que divide as personagens em boas ou más, belas ou feias, poderosas ou fracas, facilita à criança a compreensão de valores básicos da conduta humana ou convívio social". Coelho,2003.

OBJETIVO GERAL
                Oportunizar situações de aprendizagem para desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio do uso de multimídias e literatura infantil,  favorecendo experiências interdisciplinares que desenvolvam a linguagem oral e escrita, bem como aspectos pertinentes ao cotidiano dos educandos, tais com:  o amor, o belo, o feio, o bem e o mal,  a coragem, o medo, a morte, a amizade, a inveja, a  felicidade,  a confiança, a solidariedade, a criatividade, a imaginação, fortalecendo a  sua auto-estima, construindo seu próprio conhecimento, além de tornar- se um apreciador da leitura.

CONTEÚDOS
Os conteúdos dessa unidade de trabalho estarão ligados aos componentes curriculares  de cada turma, dando ênfase a leitura, a escrita, valores, a criatividade,  a  expressão oral (conversas formais e informais),  a unidades sonoras da língua, letra, sílaba,  palavra, interpretação, compreensão, narração, situações-problemas envolvendo quantidade, comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente, elementos visuais ( cores/ forma), musicalidade ( som, ritmos). Serão abordados também, temas relevantes trazidos das vivencias do cotidiano dos alunos.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
·          Conhecer, identificar, ler,  interpretar e recriar contos da literatura infantil.
·          Analisar os contos da literatura infantil, observando e descrevendo cenários e personagens.
·          Identificar os valores encontrados nos personagens das histórias.
·          Ouvir com atenção a narrativa de contos de fadas clássicos e fábula.
·          Compreender um texto de conto de fadas escrito por meio de imagens.
·          Desenvolver a imaginação, a sensibilidade, a curiosidade, a criatividade e a capacidade de representação.
·          Participar da produção de textos coletivos.
·           Valorizar a leitura como fonte de prazer e cultura.
·          Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
·          Participar de atividades, de experiências comunicativas e cooperativas, de dinâmicas, utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, para desenvolver a responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e a capacidade de aprender a aprender.

ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA
O trabalho no LIE será desenvolvido, voltado sistematicamente para o desenvolvimento de atividades que envolvem  as diferentes mídias e contos da literatura infantil. Nesse contexto, será realizada leitura de contos, vídeos de histórias, roda de conversas onde os alunos responderão a questionamentos sobre as leituras ou vídeos assistidos, representação gráfica no editor de desenho, construção de cartazes e painéis, dramatização de histórias conhecidas onde as crianças serão os personagens,  músicas dos filmes que serão cantadas e coreografadas, realizar  atividades diversas utilizando diferentes recursos tecnológicos, como o notebook, data Show; máquina fotográfica,  e jogos no computador sobre os contos da literatura infantil.   

INDICADORES/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
§   A avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos temas propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados.

§   Posteriormente, o professor  acompanhará as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, observado se o aluno: Avalia criticamente dados, situações,  informações e fenômenos; Utiliza adequadamente recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem; Manipula diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário