Plano de Trabalho Docente
2º Trimestre-2016
Laboratório de Informática Educativa
ANO:3º
Ano
TURMAS:311
e 312
PROFESSORA:SilsianeFardin
TEMA: Aprendendo com Mídias e Poesias
OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno situações de aprendizagem que envolva o gênero
textual Poesia, a fim de desperta a sensibilidade para as manifestações do poético
no mundo, nas artes e nas palavras, construindo maior conhecimento, resgatando o prazer e
o encantamento pela poesia, interagindo com as mídias.
CONTEÚDOS
Leitura; Escrita; Pesquisa na
internet; Produção de poesias e ilustração.
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
· Ler, recitar, escrever e ouvir poesias,
desenvolvendo o gosto pela leitura de textos poéticos.
·
Realizar pesquisas na internetsobre poesias e estudar a biografia de
alguns escritores.
·
Desenvolver o ato de escutar, e recitar poesias, brincandocom a
sonoridade das palavras, valorizando entonação de voz, fluência, ritmo e dicção
como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
·
Vivenciar o papel de leitores interagindo com as mídias como a câmera
digital, data show, o vídeo, o computador e a internet.
·
Conhecer a prática social de um sarau em que as pessoas se reúnem para
apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
·
Valorizar a leitura como fonte de prazer e cultura.
·
Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
· Participar de
atividades, de experiências comunicativas e cooperativas, de dinâmicas, utilizando diferentes fontes de
informação e recursos tecnológicos, para desenvolver a responsabilidade,
autonomia, criatividade, cooperação e a capacidade de aprender a aprender.
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA
·
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto
(poetas e poesias);
·
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação;
·
Assistir a vídeos com poemas falados( apenas áudio) ou animados;
·
Pesquisa na internet e seleção de poesias;
·
No editor de texto, produção escrita, coletiva, e individual de poesias;
·
No editor de desenho, fazer ilustrações para poesias selecionadas;
·
Construção de um varal de poesias, para expor as produções dos alunos;
·
Postar as poesias dos alunos no blog da Escola;
·
Declamação de poesias;
·
Gravação ou filmagem as declamações;
·
Organização de um Sarau de poesias pelos alunos.
Obs.
- Será proposto à turma, fazer
um passeio pela escola (salas de aula, direção, secretaria, cozinha, sala dos
professores) surpreendendo quem estiver nestes locais, recitando uma poesia.
- Propor aos alunos,que durante
uma semana, a cada dia um recite uma poesia no momento em que as turmas
estiverem na fila.
INDICADORES/INSTRUMENTOS DE
AVALIAÇÃO
§ A avaliação será realizada no
decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes,
analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo,
perceber se houve apropriação dos temas propostos e uma mudança de postura frente
aos problemas levantados.
§ Posteriormente, o professoracompanhará
as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, observado se o
aluno: Avalia criticamente dados, situações,
informações e fenômenos; Utiliza adequadamente recursos tecnológicos
como instrumento de aprendizagem; Manipula diferentes fontes de informação e
recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
SISTEMATIZAÇÃODAS
ATIVIDADES
·
Atividade 1: -Ouvir o áudio das poesias:“Ou isso ou
Aquilo” de Cecília Meireles
- Distribuir para cada aluno uma pequena poesia para fazer a leitura
para toda a turma.
- No paint,
ilustrar a poesia “Ou isso ou Aquilo”. Fazer um painel com a poesia e as
ilustrações.
·
Atividade 2: Vídeo com a poesia “A Porta” de
Vinicius de Moraes.
No editor de desenho, cada dupla ilustrará uma
estrofe.
·
Atividade 3:
Vídeo: “Amar” de Carlos Drummond de Andrade na voz de Paulo Autran. No
editor de texto, digitar palavras que rimam com AMAR.
·
Atividade 4: Ler a poesia “Coisas” de Maria
Dinorah
No editor de texto, escrever uma
poesia com o título: COISAS, ( coisas boas, coisas alegres, coisas tristes,
coisas que faço, coisas que não faço, coisas para o meu futuro).
·
Atividade 5: Ouvir e fazer a reescrita da poesia: Quem
tem o quêde Laurabeatriz
e Lalau.
·
Atividade 6: Assistir o vídeo A bailarina de Cecília Meireles.
-Escolher um trecho da poesia para fazer a ilustração.
·
Atividade 7: Ouvir a poesia Esquisitices de Sergio Capparelli. -Reescrever
a poesia de forma coletiva. - Escolher três cidades e fazer a reescrita de forma
individual.
·
Atividade 8: Memorizar uma poesia para gravar ou
filmar as declamações.
·
Atividade 9: Na internet, pesquisar ler poesias.( escritas e animadas).
Quem tem o quê
Sapato tem pé,
Passarinho tem árvore,
Fogueira, carvão.
Ovo tem ninho,
Bicicleta tem brisa,
Morcego, escuridão.
Histórias têm livros,
Tesouros têm piratas,
Vacas, bois.
Lágrima tem saudade,
País tem mapa,
Antes, depois.
Laurabeatriz e Lalau
Coisas
Coisas boas:
Bombom, bolinho, bolacha,
Pastel, pipoca, pitanga.
Coisas lindas:
barquinho, balão, boneca,
palhaço, pião, poema.
Coisas
de todos:
lagoa, estrada, folhagem,
luar, estrela, farol.
Coisas
de poucos:
mel, moeda, medalha,
milagre, amigo, amor.
Maria Dinorah
A porta
Sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Não há nada no mundo
Mais viva que uma porta
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Eu fecho tudo no mundo
Só vivo aberta no céu!
Vinicius de Moraes
Madeira, matéria morta
Não há nada no mundo
Mais viva que uma porta
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Eu fecho tudo no mundo
Só vivo aberta no céu!
Vinicius de Moraes
Esquisitices
Em Jatai
é proibido fazer xixi.
Em Catiporâ
é proibido casar com rã.
Em Jaboticabal
é proibido comida com sal.
Em Salvador
é proibido sentir dor.
Em São Expedito
é probido comer mosquito.
Em Guarabobô
é proibido fazer cocô.
Em Guaxupé
é proibido cheirar chulé.
Em Aquidauir
é proibido proibir.
Sergio Capparelli.
A bailarina
Cecília Meireles
—
Esta menina tão pequenina
quer ser bailarina.
—
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
—
Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.
—–
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
—-
Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
—-
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
Q quer dormir como criança.
A casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.
Vinícius de Moraes
RIMAS MALUCAS
( Elias José)
Cada macaco,
( Elias José)
Cada macaco,
Com seu caco.
Cada galinha,
Cada galinha,
Com sua linha.
Cada vaca,
Com sua jaca.
Cada coelho,
Com seu espelho.
Cada gato,
Com seu rato.
Cada pato,
Com seu prato.
Cada marreco,
com seu eco.
Cada elefante,
Com seu turbante.
Cada leão,
Cada vaca,
Com sua jaca.
Cada coelho,
Com seu espelho.
Cada gato,
Com seu rato.
Cada pato,
Com seu prato.
Cada marreco,
com seu eco.
Cada elefante,
Com seu turbante.
Cada leão,
com seu jubão.
Cada peru,
Com seu gluglu.
Cada tucano,
Com o seu cano.
Cada peru,
Com seu gluglu.
Cada tucano,
Com o seu cano.
Por enquanto
sou pequeno...
Por enquanto sou
pequeno,
muita coisa eu não sei.
Eu só sei que estou gostando
deste mundo onde eu cheguei.
muita coisa eu não sei.
Eu só sei que estou gostando
deste mundo onde eu cheguei.
Não me apressem por favor,
sei que ainda não cresci.
Mas vejam que eu estou tentando,
me esperem que eu chego aí!
Pedro Bandeira
Perguntas
e Respostas Cretinas. - Elias José
- Você conhece o João?
- Aquele que lhe deu um bofetão?
- Você conhece o Zé?
- Aquele que pegou no seu pé?-
Você conhece a Mara?
- Aquela que tirou sarro da sua cara?
- Você conhece a Esmeralda?
- Aquela que trocou sua fralda?
- Você conhece o Vieira?
- Aquele que fez sua caveira?
- Você conhece o Chico?
- Aquele que lhe deu um penico?
- Você conhece o Joaquim?
- Conheço, mas chega...
E fim!...
O Cravo brigou com a rosa
O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
e a rosa despetalada.
O cravo ficou doente.
A rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio.
A rosa pôs-se a chorar.
debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
e a rosa despetalada.
O cravo ficou doente.
A rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio.
A rosa pôs-se a chorar.
Fui
na Espanha
Pode cantar assim...
"Fui na Espanha
buscar o meu chapéu.
Ele é azul e branco,
da cor daquele céu.
Olha a palma, palma, palma.
Olha o pé, pé é pé.
Olha a roda, roda, roda,
carangueijo peixe é.
Carangueijo não é peixe.
Carangueijo peixe é.
Carangueijoso é peixe
na enchente da maré.
Samba crioula
que veio da Bahia,
pega a criança
e joga na bacia.
A bacia é de ouro
ariada com sabão
e depois de ariada
enxuga no roupão.
O roupão é de seda,
camisinha de filó.
Cada um pega seu par
e toma a benção da vovó."
buscar o meu chapéu.
Ele é azul e branco,
da cor daquele céu.
Olha a palma, palma, palma.
Olha o pé, pé é pé.
Olha a roda, roda, roda,
carangueijo peixe é.
Carangueijo não é peixe.
Carangueijo peixe é.
Carangueijoso é peixe
na enchente da maré.
Samba crioula
que veio da Bahia,
pega a criança
e joga na bacia.
A bacia é de ouro
ariada com sabão
e depois de ariada
enxuga no roupão.
O roupão é de seda,
camisinha de filó.
Cada um pega seu par
e toma a benção da vovó."
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