Plano de Trabalho Docente
2º Trimestre-2016
Laboratório de Informática Educativa
ANO: 5º
Ano
TURMAS: 512
PROFESSORA: Silsiane Fardin
TEMA: Aprendendo com Mídias e Poesias
OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno situações de aprendizagem que envolva o gênero
textual Poesia, a fim de desperta a sensibilidade para as manifestações do poético
no mundo, nas artes e nas palavras, construindo maior conhecimento sobre este gênero
literário, resgatando o prazer e o encantamento pela poesia, interagindo com as
mídias.
CONTEÚDOS
Leitura; Característica do
gênero textual: poesia; Pesquisa na internet; Produção de poesias e ilustração.
HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
· Ler, recitar, escrever e
ouvir poesias, desenvolvendo o gosto
pela leitura de textos poéticos.
·
Realizar pesquisas na internet
sobre poesias e estudar a biografia de alguns escritores.
·
Desenvolver o ato de escutar, e recitar poesias, brincando com a sonoridade das palavras, valorizando
entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e
aperfeiçoar a oralidade.
·
Vivenciar o papel de leitores interagindo
com as mídias como a câmera digital, data show, o vídeo, o computador e a internet.
·
Compreender as características do poema: rimas, versos e estrofes.
·
Escrever poesias para organizar um livro com as poesias escritas pela turma;
·
Conhecer a prática social de um sarau em que as pessoas se reúnem para
apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
·
Valorizar a leitura como fonte de prazer e cultura.
·
Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
· Participar de
atividades, de experiências comunicativas e cooperativas, de dinâmicas, utilizando diferentes fontes de
informação e recursos tecnológicos, para desenvolver a responsabilidade,
autonomia, criatividade, cooperação e a capacidade de aprender a aprender.
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA
·
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema
proposto ( poetas e poesias);
·
Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação;
·
Assistir a vídeos com poemas falados
( apenas áudio) ou animados;
·
Pesquisa na internet e seleção de poesias;
·
No Power point, organização de um álbum com poesias selecionadas pelos
alunos;
·
No editor de texto, produção escrita, coletiva, e individual de poesias;
·
No editor de desenho, fazer ilustrações para poesias selecionadas;
·
Construção de um varal de poesias, para expor as produções dos alunos;
·
Postar as poesias dos alunos no blog da Escola;
·
Declamação de poesias;
·
Gravação ou filmagem as declamações;
·
Sarau de poesias pelos alunos;
·
Publicação de um livreto com as produções dos alunos ( selecionar uma
poesia de cada aluno);
·
No tux paint, fazer um desenho para ilustrar a capa do livro ( Aprendendo
com Mídias e Poesias).
Obs.
- Será proposto à turma, fazer
um passeio pela escola ( salas de aula, direção, secretaria, cozinha, sala dos
professores) surpreendendo quem estiver neste locais, recitando uma poesia.
- Propor aos alunos, que durante
uma semana, a cada dia um recite uma poesia no momento em que as turmas
estiverem na fila.
INDICADORES/INSTRUMENTOS DE
AVALIAÇÃO
§ A avaliação será realizada no
decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes,
analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo,
perceber se houve apropriação dos temas propostos e uma mudança de postura frente
aos problemas levantados.
§ Posteriormente, o professor acompanhará as produções dos estudantes para a
apresentação dos resultados, observado se o aluno: Avalia criticamente dados,
situações, informações e fenômenos;
Utiliza adequadamente recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem;
Manipula diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir
e construir conhecimentos.
SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Álbum de Poesias
ü Atividade 1:
Ouvir o áudio das poesias:
“Amar” de Carlos Drummond de Andrade
na voz de Paulo Autran.
“Ou isso ou Aquilo” de Cecília
Meireles
“A Porta” de Vinicius de Moraes.
ü Atividade 2-
Abertura do álbum de Poesias- no power point, primeira página do álbum, colocar
título, imagem e nome do autor.
ü Atividade 3:
Pesquisa, leitura e seleção de poesias na internet ( no mínimo 10 poesias para
fazer parte do álbum.
ü Atividade 4:
No editor de desenho, ilustrar trecho de poesias lidas.
ü Atividade 5:
Memorizar uma poesia para gravar ou filmar as declamações.
ü Atividade 6:Reescrever
poemas de forma individual e coletiva, (ex: baseando-se nos poemas: “Quem tem o
quê?)
ü Atividade 7:
Produção coletiva de uma poesia.
ü Atividade 8:
Produção individual de uma poesia.
ü Atividade 9: Fazer um varal de poesias, para
expor as produções dos alunos.
ü Atividade 10:
Apresentação dos álbuns à toda a turma e também para a educação infantil.
Você e demais li tudo o que escreveu e conclui que é inteligente. Texto impecável
ResponderExcluirPARÁBENS