sábado, 20 de agosto de 2016

2º Trimestre- 5º Ano


Plano de Trabalho Docente
2º Trimestre-2016
 Laboratório de Informática Educativa                                                             
ANO: 5º Ano
TURMAS: 512
PROFESSORA: Silsiane Fardin

TEMA: Aprendendo com Mídias e Poesias

OBJETIVO GERAL
Proporcionar ao aluno situações de aprendizagem que envolva o gênero textual Poesia, a fim de desperta a sensibilidade para as manifestações do poético no mundo, nas artes e nas palavras, construindo maior conhecimento sobre este gênero literário, resgatando o prazer e o encantamento pela poesia, interagindo com as mídias.
                                
CONTEÚDOS
Leitura; Característica do gênero textual: poesia; Pesquisa na internet; Produção de poesias e ilustração.

HABILIDADES/COMPETÊNCIAS
·  Ler, recitar, escrever e ouvir  poesias, desenvolvendo o gosto pela leitura de textos poéticos.
·  Realizar pesquisas na internet  sobre poesias e estudar a biografia de alguns escritores.
·  Desenvolver o ato de escutar, e recitar poesias, brincando  com a sonoridade das palavras, valorizando entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
·  Vivenciar o papel de leitores  interagindo com as mídias como a câmera digital, data show, o vídeo,  o computador e a internet.
·  Compreender as características do poema: rimas, versos e estrofes.
·  Escrever poesias para organizar um livro  com as poesias escritas pela turma;
·  Conhecer a prática social de um sarau em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
·  Valorizar a leitura como fonte de prazer e cultura.
·  Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
·  Participar de atividades, de experiências comunicativas e cooperativas, de dinâmicas, utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, para desenvolver a responsabilidade, autonomia, criatividade, cooperação e a capacidade de aprender a aprender.

ESTRATÉGIAS/METODOLOGIA
·       Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto ( poetas e poesias);
·       Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação;
·       Assistir a vídeos com poemas falados  ( apenas áudio) ou animados;
·       Pesquisa na internet e seleção de poesias;
·       No Power point, organização de um álbum com poesias selecionadas pelos alunos;
·       No editor de texto, produção escrita, coletiva, e individual de poesias;
·       No editor de desenho, fazer ilustrações para poesias selecionadas;
·       Construção de um varal de poesias, para expor as produções dos alunos;
·       Postar as poesias dos alunos no blog da Escola;
·       Declamação de poesias;
·       Gravação ou filmagem as declamações;
·       Sarau de poesias pelos alunos;
·       Publicação de um livreto com as produções dos alunos ( selecionar uma poesia de cada aluno);
·       No tux paint, fazer um desenho para ilustrar a capa do livro ( Aprendendo com Mídias e Poesias).
Obs.
- Será proposto à turma, fazer um passeio pela escola ( salas de aula, direção, secretaria, cozinha, sala dos professores) surpreendendo quem estiver neste locais,  recitando uma poesia.
- Propor aos alunos, que durante uma semana, a cada dia um recite uma poesia no momento em que as turmas estiverem na fila.

INDICADORES/INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
§ A avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos temas propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados.
§ Posteriormente, o professor  acompanhará as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, observado se o aluno: Avalia criticamente dados, situações,  informações e fenômenos; Utiliza adequadamente recursos tecnológicos como instrumento de aprendizagem; Manipula diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.



 SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

Álbum de Poesias
ü  Atividade 1: Ouvir o áudio das poesias:
“Amar” de Carlos Drummond de Andrade na voz de Paulo Autran.
“Ou isso ou Aquilo” de Cecília Meireles
“A Porta” de Vinicius  de Moraes.
ü  Atividade 2- Abertura do álbum de Poesias- no power point, primeira página do álbum, colocar título, imagem e nome do autor.
ü  Atividade 3: Pesquisa, leitura e seleção de poesias na internet ( no mínimo 10 poesias para fazer parte do álbum.
ü  Atividade 4: No editor de desenho, ilustrar trecho de poesias lidas.
ü  Atividade 5: Memorizar uma poesia para gravar ou filmar as declamações.
ü  Atividade 6:Reescrever poemas de forma individual e coletiva, (ex: baseando-se nos poemas: “Quem tem o quê?)
ü  Atividade 7: Produção coletiva de uma poesia.
ü  Atividade 8: Produção individual de uma poesia.
ü   Atividade 9: Fazer um varal de poesias, para expor as produções dos alunos.

ü  Atividade 10: Apresentação dos álbuns à toda a turma e também para a educação infantil.

Um comentário:

  1. Você e demais li tudo o que escreveu e conclui que é inteligente. Texto impecável
    PARÁBENS

    ResponderExcluir